Express Yourself, 30 anos
Meus caros leitores infelizmente com a correria do cotidiano acabei não tendo tempo para fazer esta matéria na data certa, mas um pouco de atraso não faz mal não é? E sobre o que é a matéria? Sim, é sobre "Express Yourself" e este blogue não poderia deixar de ter uma publicação à respeito de uma música tão importante. Vamos lá!
Do you believe in love?
'Cause I got something to say about it
And it goes something like this
Quando o assunto é autoaceitação é sempre bom voltarmos a 1989, ano em que Madonna lançou seu fabuloso e polêmico álbum Like a Prayer, mais precisamente no dia 9 de maio quando o single "Express Yourself" foi lançado. O single fala a respeito do amor e também da autoaceitação; nos trechos "Express yourself" e "You deserve the best in life" isso é bem visível, aliás, a música também fala que o cônjuge deve expressar o seu amor e tratar sua cônjuge como rainha. Madonna declarou em entrevista que:
"A mensagem da canção é que as pessoas sempre devem dizer o que querem. A
razão das relações não funcionarem é porque elas têm medo[...]"
Mas, é notável lembrar que além da qualidade na letra há também uma incrível sonoridade nesta canção com pouco mais de 4 minutos, onde é perceptível aos ouvidos o som de latões, saxofones, baterias e violino.
Mas, não acaba cá! O legado desse grande sucesso não pode deixar de ser assunto cá, pois, além da grande aceitação do público e o sucesso comercial deixaram rastros na história da música e da cultura. A música pode ser considerada o hino da autoaceitação, sendo apreciada principalmente pelo público feminino, e também por outras minorias como negros, LGBTs e latinos. Quanto ao legado musical, não podemos deixar de citar que várias cantoras foram influenciadas por esta canção, entre elas Kelly Clarkson, Christina Aguilera e principalmente Lady Gaga, cuja canção "Born This Way" é visivelmente um plágio de "Express Yourself", gerando muita polêmica.
Além da analise psíquica e social que podemos fazer sobre o videoclipe, também é notório lembrar que também fora influenciador para outros videoclipes!
Enfim, quando o assunto é Madonna pode apostar que uma publicação num blogue não bastará para desenrolar o novelo cultural deveras extenso. Então: Express Yourself!
Comentários
Enviar um comentário